terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Academia de Letras de Araguaína e Região Norte Tocantinense presta homenagens à escritores regionais


Sob coordenação do Presidente da ACALANTO, Edson Gallo,  aconteceu nos dia 07/12/2012 as 20horas  a última reunião solene do ano de 2012, da ACALANTO.

Na ocasião o presidente fez um balanço das ações do ano da Academia, “se levarmos em consideração  as condições financeiras da Academia e a total falta de apoio Institucional e governamental, a ACADEMIA vai bem, graça aos seus escritores que teimam em sustentar a cultura literária da Cidade; Lançamos livros, realizamos o projeto GAllos, Noites e Quintais, Participamos da FLIT, do Encontro Nacional de Academias de Letras,  Livros foram premiados e vamos encerrar o ano com o FEPEARA que é sucesso de público”.

A solenidade  começou com a  celebração de uma missa,  feita pelo padre,  e também acadêmico, Pe. Remigio Corazza(94 anos), que no sermão falou da importância da palavra,  e daqueles que trabalham com a palavra,  em especial os escritores.

Em seguida ouve as explanações sobre os 04 acadêmicos que faleceram desde a fundação da Academia: o poeta de Babaçulandia, Jose Aguiar, o Médico de Tocantinópolis Dr. Murilo Brandão Vilela, o Jornalista Jauro Studart Gurgel e a Professora Maria dos Anjos Carneiro,

O Acadêmico e também médico Dr, Nelson Ferreira, falou sobre Dr, Murilo e sua obra “Itaipoca”.  Em seguida Orestes Branquinho filho explanou sobre a importância de “Aguilar Portela”, pseudônimo de Jose Aguiar, para a cultura tocantinense. O Presidente da Academia Edson Gallo, aproveitou o momento e lançou um pequeno Livro artesanal intitulado “JAURO STUDART, O JORNALISTA DA ALEGRIA. E finalmente, Angelo Bruno fez uma interpretação da obra DO LaDO DE DENTRO  da escritora Dos anjos Carneiro.

Logo após, os acadêmcios posaram para a Foto Oficial do Ano.

 Em seguida, em clima de muita confraternização, alegria e bate-papo, foi servido um pequeno jantar(churrasco),  animado com  a banda Aquarela e a participação de alguns acadêmicos que se aventuraram como Cantores

O evento aconteceu  na REsidencia do Vice-Presidente da Academia Prof. Jose Francisco Concesso.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

“Professor Concesso” é o escritor da ACALANTO que teve obra selecionada em Edital.

Membro da Academia Tocantinense e Araguainense de Letras, o escritor José Francisco Concesso, teve a sua obra MEU PRIMEIRO PICOLÉ, selecionada pelo Edital Estadual da SEDUC, para compor as bibliotecas escolares do Estado do Tocantins.

O escritor, filósofo e teólogo José Francisco da Silva Concesso, lançou o livro “Meu Primeiro Picolé”, onde reúne uma seleção cuidadosa de crônicas, contos e ensaios que registram um pouco da trajetória vivida por esse destacado intelectual nascido em 9 de março de 1936, em Rio Espera, cidadezinha isolada nas montanhas de Minas Gerais, onde só conhecia picolé pelas informações das poucas pessoas que tinham a oportunidade de sair de lá.

Secretaria Estadual da Educação (Seduc) divulgou, na segunda-feira, o resultado do edital Obras do Tocantins, que tem como objetivo selecionar obras de autores tocantinenses para equipar as bibliotecas escolares da rede estadual. Ao todo foram inscritas 48 obras de todas as regiões do estado. De acordo com publicação no site da Seduc, foram contemplados ao todo 20 autores e, de cada livro selecionado, serão adquiridos 500 exemplares.


Ler “Meu Primeiro Picolé”,é mergulhar numa prazerosa viagem a um passado que deixou saudade e que hoje é resgatado através de uma linguagem despojada de pseudo-intelecutalismos, porém, sempre enriquecida de narrativas que nos cativam a alma. – diz o escritor.

Na apresentação da obra, o imortal escritor Murilo Vilela, titular da Academia Tocantinense de Letras, destaca que Concesso é um exemplo abnegado da humildade superioridade dos que continuam amando a Deus e o seu semelhante, pela fé divina e pela fraternidade que lhe conferiu a suprema força em conduzir galhardamente a cruz de um professor heroicamente brasileiro.

Depois dos estudos elementares em sua terra natal, entrou no seminário dos padres orionitas, em Burnier, município de Ouro Preto. Ordenou-se sacerdote em 10 de abril de 1965. Teve passagens por Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Araguaína, Lagoa Santa, Roma, Espanha e Cuba. Nessas andanças estudou Filosofia, Teologia, Enfermagem Letras, Direito, pós-graduou-se em Educação e especializou-se em Língua Espanhola. Em terras tocantinenses, foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Araguaína.

SOBRE O AUTOR:

Sua bibliografia registra a publicação dos livros “Latim: Primeiros Passos” e “Data Vênia Análise Sistemática para Estudantes de Latim”.

Leciona Latim e Filosofia no Campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins. O seu currículo literário e sua contribuição no universo das letras o credenciaram para ingressar, com mérito, como titular na Academia Tocantinense de Letras. Também preside a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, integra a Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa e é idealizador e fundador da Academia de Letras Mirim de Araguaína, além de membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PRORROGADA AS INSCRIÇÕES PARA O 1º CONCURSO LITERARIO INTERNACIONAL DE TOCANTINOPOLIS

Após reunião com a ACALANTO - ACADEMIA DE LETRAS DE ARAGUAINA E NORTE TOCANTINENSE,  decidiu-se pela prorrogação do CONCURSO LITERARIO INTERNACIONAL DE TOCANTINÓPOLIS, que teve as inscrições encerradas em 25 de agosto, último. Dentre os motivos apontados para prorrogação estão a pouca divulgação do evento por ocasão da FLIT e compromissos não assumidos de parceiros do evento.
No entanto,  a ACALANTO, assume o compromisso de realizar o evento.
Desta forma, ficam validadas as inscrições que chegaram até o dia 25 de agosto e abre-se o prazo até o dia 31/12/2012, para novas inscrições.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

RESPEITAR A VONTADE DO POVO É RESPEITAR A DEMOCRACIA...

Toda eleição é essa lenga-lenga..., chororô desrespeitoso como se torcessem para o seu time de futebol. Muita dessa gente faz parte daqueles que se orgulham de “eu não vou perder o meu voto”... “só voto em quem vai ganhar...”. Acredito que o essencial é apenas votar. O seu voto não vai interferir no resultado nunca! Não, expressivamente.

Após os resultados das eleições municipais em Araguaina, um fato interessante e um tanto quanto intrigante tem chamado a atenção da sociedade, principalmente na rede social, FACEBOOK, e este deve ao inconformismo de muitos cidadãos que tem demonstrado imensas dificuldades em aceitar a expressão da vontade popular nas urnas. Será tão difícil assim acatar e respeitar a democracia que nada mais é do que o direito que o povo em decidir quem serão os seus representantes políticos?

Causa indignação o comportamento de alguns que parecem até torcer para que o prefeito eleito seja mal sucedido, pois assim darão risadas e dirão que tinham razão. Isso chega a ser ridículo! Quanto egoísmo e arrogância. Pessoal, muita calma nessa hora, os 50.069 eleitores que conferiram legitimidade a Ronaldo Dimas não merecem respeito? Que comportamento mais mesquinho tem tido essas pessoas que ficam o tempo todo fazendo terror, dizendo que agora a cidade vai regredir e etc...

Os que votaram em candidatos que não se elegeram, dizem que “o povim não tem jeito”, que o voto foi comprado,  etc e tal...

VAMOS RESPEITAR A VONTADE DO POVO!!! EXISTE VIDA ALÉM DO FACEBOOK...

A população tão simplesmente manifestou o seu desejo de mudança, e anseia por um administrador público que saiba ouvir, dialogar, inclusive que saiba até falar serenamente com o seu povo.

O POVO ESCOLHEU! 17 novos e conhecidos vereadores. Vamos ver agora, na nova realidade quem estará de verdade a favor da nossa população. E quem são os lobos em pele de cordeiro. Devagar as máscaras estão caindo e a verdadeira face de muita gente tem se revelado.

De nada adianta se debater e esbravejar com a resposta das urnas, isso é perda de tempo, pois cada um colhe aquilo que plantou. Não há motivo para tanta revolta e lamentação, independentemente do seu voto, o novo prefeito trabalhará para todos e com certeza fará isso com o maior prazer.

O nome do nosso prefeito eleito com 50.069 votos é RONALDO DIMAS, essa é a realidade! Vamos parar de esbravejar pessoal e ao contrário, trabalhar, estudar e pensar positivo para que ARAGUAINA tenha jeito e seja  uma cidade boa de viver.

O prefeito eleito não vai ter vida fácil. Os novos vereadores só vão ter moleza se os eleitores não cobrarem... aí sim, o seu voto foi perdido!.

Ajudem fiscalizando, cobrando, dando sugestões, a CAMPANHA ELEITORAL ACABOU. AGORA É QUE COMEÇA O EXERCICIO DA CIDADANIA...

sexta-feira, 16 de março de 2012

LITERATURA: Gallos Noites e Quintais: um Sarau

Escritor Edson Gallo divulga nova obra literária em Araguaína

Por Gláucia Mendes (do Jornal do Tocantins)

A vida pode ser uma aquarela e as cores enchem os olhos. A cor de um poema pode encher os olhos e a alma. O sarau literário Gallos's, Noites e Quintais apresenta hoje, a partir das 20 horas, o livro A Cor do Poema, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) em Araguaína.

De acordo com o escritor Edson Gallo, o objetivo principal do lançamento é valorizar a literatura. Ele explica que a ideia começou entre os amigos e foi tomando proporções maiores até que surgiu o livro. O escritor, descreve que, quem ler o livro, vai se deparar com um conteúdo diversificado. "A intenção é mostrar a cor do poema, que um poema, tem várias matizes, vários sentimentos, várias formas de se expressar. Que não existe uma cor predominante na vida. Cada um pinta a sua vida de acordo com a cor do tempo. A vida é uma grande aquarela", expressa.

 Destaque

Para Galo, existe duas poesias marcantes no livro. "A Cor do Poema e Aniversário da Cidade. Esta última é uma homenagem, à memória do povo araguainense, lá você encontra antigos moradores e um registro da história desta cidade", lembra.

Segundo o escritor, o livro é recomendado para todas as faixas etárias, para quem gosta de apreciar uma leitura fácil e reflexiva acrescenta o poeta. "Para quem quer descobrir que é possível extrair a poesia de coisas e pessoas simples, lembranças e saudades e para quem quer viver momentos de nostalgia", conclui. O sarau literário Gallo's Noites e Quintais conta com o apoio da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto).
O quê: Lançamento do livro A Cor do Poema

Quando: Hoje

Onde: AABB em Araguaína

GALLO LANÇA A COR DO POEMA EM ARAGUAINA


O escritor Edson Gallo, presidente da Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense - Acalanto, lança nesta sexta-feira, 16, às 20h, na AABB de Araguaina o livro A Cor do Poema. A sessão de autógrafos ocorre dentro do evento lítero-musical Gallo´s Noites e Quintais, com participação de outros autores da região norte do estado e músicos da cidade.

A Cor do Poema é o segundo livro de poesias do autor, que pretende com a obra demonstrar que um poema tem vários matizes, vários sentimentos, várias formas de expressão. Para Gallo, “não existe uma cor predominante na poesia assim como na vida. Cada um pinta a sua vida de acordo com a cor do tempo, de seus amores e atribulações. A vida é uma grande aquarela com expressão poética”.

 
A Cor do Poema foi uma elaboração poética que consumiu tempo ao autor. Segundo Gallo, ele deveria ser um livro que falasse exclusivamente sobre amor, fortemente influenciado à época em que iniciou sua escrita pela leitura de A Arte de Amar, de Ovídio. “Mas não consegui ser clássico como o velho poeta do último século anterior a Cristo. Outros temas foram tomando forma, se entrelaçando aos temas já escritos e o resultado foi a diversificação”, confessa. Mas sente-o assim mais completo, “o amor, inspiração do livro, deu vazão à simplicidade, ao cotidiano, à memória, à nossa história”, explica.

Pela atualidade temática, Gallo acredita na identificação imediata do leitor com A Cor do Poema, proporcionada pela leitura fácil embora reflexiva. “O leitor vai descobrir que é possível extrair poesia de pessoas e coisas simples; de lembranças e saudades. Vai reviver com a poesia momentos nostálgicos”, aposta.

domingo, 29 de janeiro de 2012

MORTE ANUNCIADA: O Lago Azul está morto!

O Lago Azul em Araguaina/TO  Antes                                            e...            Agora

A impressão que ficou após uma calarosa discussão, naquilo que deveria ser uma Audiência pública, no sábado 21 de janeiro, na Câmara Municipal, é que algo de muito “misterioso” está acontecendo na beira do lago. Espero que o título deste artigo possa provocar um impacto sócio-emocional, ao menos na mesma proporção do impacto ambiental que causará a morte do Lago Azul na Cidade de Araguaina.

Ninguém soube dar uma explicação plausível sobre a “secagem” do Lago Azul, que tipo de “reparos ou obras” está sendo realizado? Embora a companhia alegue que é para proteger a população ribeirinha, uma suposta “fissura” na antiga barragem do Corujão, inativada há anos. Ninguém dos ribeirinhos foi avisado do seu esvaziamento. A própria Secretaria municipal de meio ambiente não sabe o que está acontecendo. O Secretário de meio Ambiente falou em alto e bom tom que não havia ao menos sido convidado para a Audiência. Tudo isso com o apoio da Naturatins e Licença Ambiental em mãos.

“O primeiro e mais importante princípio do Direito Ambiental é que: “O Direito Ambiental é um Direito Fundamental”. Tal princípio decorre do texto expresso da Constituição Federal, caput do art. 225 que prega, Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações. E mais adiante em seu parágrafo 1º, inciso IV, diz: Incube ao Poder Público, exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.

O fato é que a Empresa, ou empresas, que não se sabe a serviço de quem está?, fugiu do seu compromisso legal de diálogo com as comunidades, e demais partes interessadas, tendo em vista a troca de informações e a busca de soluções participativas; Não apresentou o Plano de Manejo e Gestão do Lago, ignorou o Plano Diretor Urbano, acreditem, Araguaina tem um, embora, todos o ignorem. O Estado, representado pelo Naturatins, é conivente com tudo isso e também não soube dar explicações.

A verdade está estampada no rosto triste dos que habitam á beira do lago. O lago está agonizante, vendo os tentáculos da especulação imobiliária avançarem sobre o seu leito já seco e doente; diante da inércia e da impassividade dos que vangloriam o desenvolvimento de uma cidade, desorganizada e sem planejamento.

O crime ambiental é de caráter permanente, pois, há muito já vem sendo realizado pela omissão do poder público que nunca fiscalizou o Lago. No caso específico do Lago Azul, desde muitos anos, ele vem sendo ameaçado constantemente pela população, isto acontece pelo fato do seu leito se encontrar próximo aos centros urbanos e a ausência de uma política sistemática de conscientização sobre a importância do Lago para a região de Araguaina. O Lago está sendo vitimado pela agressão social, que busca no seu leito despachar toda a pobreza cultural, baseada na sujeira, na exploração e no egoísmo centralizador que não se importa nem um pouco com o outro. No Semestre passado, os tratores roncavam a noite toda assoreando as suas margens, para dar lugar a um super loteamento. Foi eregido ali uma ponte em menos de 06 meses, celebrada até por atores globais, sem nunca ter havido Audiências Públicas, Estudos ou Relatórios de Impacto Ambiental(EIA/RIMA).

Desenvolvimento sustentável ou sustentado é um dos alicerces do Direito Ambiental, sendo expresso no caput do art. 225 da CF, como direito fundamental do homem. Desenvolvimento sustentado é definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento como "aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades" Assim diz, Édis Milaré.

Porque este silêncio? Porque não se fala em Cidades Sustentáveis? Estatuto das Cidades? Plano Diretor?. Aonde se enquadra o preceito Constitucional que reza sobre a função social da propriedade. A CF - Art. 186 considera cumprida a função social da propriedade rural, pelo aproveitamento racional e pela preservação do Meio Ambiente! Pergunta-se: A Função Social é responsabilidade exclusiva da iniciativa privada ou o governo pode dar o exemplo?

É alicerçado neste dever da coletividade que escrevo este artigo. Onde estão os defensores da natureza? Onde estão as Ong´s verdes? O Poder Público? A quem interessa o esvaziamento e a morte do Lago Azul?

Senhoras e senhores, O Lago está morto! Com a palavra o Ministério Publico.



Edson Gallo – è Professor, Bacharel em Direito e Especialista em Direito Ambiental pela PUC Minas.