quinta-feira, 23 de junho de 2011

ESCRITORES PARTICIPAM DO FORUM ESTADUAL DE CULTURA


 


Os escritores Edson Gallo, Orestes Branquinho, ALmecides Pereira. Jose Francisco Concesso e Luiz aparecido, participaram ativamente do FORUM ESTADUAL DE CULTURA, que ocorreu no auditório da FIETO, na terça feira dia 21/06.

Na ocasião foi apresentado por técnicos da Secretaria de Cultura e pela Própria Secretária Katia Rocha, as diretrizes que serão traçadas para a elaboração de políticas públicas para o setor cultural.

Foi realizado um seminário sobre o SNC – Sistema Nacional de Cultura, disponibilizado pelo Minc, apresentado pelo diretor de teatro, e agora, chefe de gabinete, Marcelo Silva. Informações e os procedimentos para encaminhamento de projetos e parcerias com o governo federal.

Os palestrantes ressaltaram a importância do uso de todas as ferramentas disponíveis na internet (redes sociais, sites de relacionamentos, blogs, e-mail etc.) na comunicação das entidades, secretarias e Ministérios, a fim de atingir um público cada vez mais amplo com informações corretas.

A ACALANTO, representada pelos escritores e seu presidente Edson GAllo fizeram um levantamento das principais demandas da área de Literatura, a saber:

Forum Estadual de Cultura do Tocantins

2° Etapa do Fórum Estadual de Cultura aconteceu nesta terça em Araguaína


A segunda etapa do Fórum Estadual de Cultura do Tocantins- Um novo olhar sobre a diversidade cultural do Estado aconteceu na terça-feira, 21, em Araguaína, no auditório da Federação da Indústria do Estado do Tocantins (FIETO/SENAI) a partir das 9 horas da manhã. O Fórum promovido pela Secretaria Estadual da Cultura teve o intuito de definir políticas públicas capazes de atender as diferentes demandas e necessidades do movimento cultural de todo o Estado em conjunto com os diferentes segmentos da cultura e da sociedade.

Com a proposta de abranger todo o Estado, o Fórum está acontecendo em quatro etapas, abrangendo a região sul, norte, sudeste e central de forma a envolver todos os municípios com a participação de representantes das gestões públicas, sociedade civil, comunidades indígenas, quilombolas, estudantes, organizações governamentais e não governamentais ligadas à cultura no Estado do Tocantins.

A primeira etapa do Fórum realizado em Gurupi, no último dia 14, contou com a presença de diversos representantes culturais da região sul. Um dos destaques do evento foram as propostas e debates nos grupos temáticos sobre demandas de cada área para subsidiar a elaboração dos editais do Fundo Estadual de Cultura com a participação dos coordenadores da Secretaria da Cultura.

Para a secretária da Cultura Kátia Rocha, além do Fórum contribuir diretamente para o fortalecimento da cultura no Estado, ele se configura em uma importante reunião de trabalho. “Vamos continuar abrindo esse diálogo entre o governo e os setores da cultura sobre as demandas nas áreas culturais de cada região do Estado. Pretendemos nortear nossas ações de maneira ampla e democrática”, declara a secretária acrescentando ainda que o resultado do Fórum norteará os editais que irão movimentar o Fundo Estadual de Cultura.

O evento teve a participação de vários segmentos da Região norte do Estado, com participações de agentes culturais de Araguaina, Bernardo Sayão, Colinas do Tocantins, Aragominas(Pé do Morro) etc.

Estiveram presentes na abertura do Evento e durante toda a programação de discussão de projetos o Presidente da ACALANTO, o escritor Edson Gallo e a secretária municipal de Cultura Marly de Carvalho.