2° Etapa do Fórum Estadual de Cultura aconteceu nesta terça em Araguaína
A segunda etapa do Fórum Estadual de Cultura do Tocantins- Um novo olhar sobre a diversidade cultural do Estado aconteceu na terça-feira, 21, em Araguaína, no auditório da Federação da Indústria do Estado do Tocantins (FIETO/SENAI) a partir das 9 horas da manhã. O Fórum promovido pela Secretaria Estadual da Cultura teve o intuito de definir políticas públicas capazes de atender as diferentes demandas e necessidades do movimento cultural de todo o Estado em conjunto com os diferentes segmentos da cultura e da sociedade.
Com a proposta de abranger todo o Estado, o Fórum está acontecendo em quatro etapas, abrangendo a região sul, norte, sudeste e central de forma a envolver todos os municípios com a participação de representantes das gestões públicas, sociedade civil, comunidades indígenas, quilombolas, estudantes, organizações governamentais e não governamentais ligadas à cultura no Estado do Tocantins.
A primeira etapa do Fórum realizado em Gurupi, no último dia 14, contou com a presença de diversos representantes culturais da região sul. Um dos destaques do evento foram as propostas e debates nos grupos temáticos sobre demandas de cada área para subsidiar a elaboração dos editais do Fundo Estadual de Cultura com a participação dos coordenadores da Secretaria da Cultura.
Para a secretária da Cultura Kátia Rocha, além do Fórum contribuir diretamente para o fortalecimento da cultura no Estado, ele se configura em uma importante reunião de trabalho. “Vamos continuar abrindo esse diálogo entre o governo e os setores da cultura sobre as demandas nas áreas culturais de cada região do Estado. Pretendemos nortear nossas ações de maneira ampla e democrática”, declara a secretária acrescentando ainda que o resultado do Fórum norteará os editais que irão movimentar o Fundo Estadual de Cultura.
O evento teve a participação de vários segmentos da Região norte do Estado, com participações de agentes culturais de Araguaina, Bernardo Sayão, Colinas do Tocantins, Aragominas(Pé do Morro) etc.
Estiveram presentes na abertura do Evento e durante toda a programação de discussão de projetos o Presidente da ACALANTO, o escritor Edson Gallo e a secretária municipal de Cultura Marly de Carvalho.