terça-feira, 27 de abril de 2010

a terceira fase do modernismo

          A Terceira Fase do Modernismo constitui a Geração de 45, cuja prosa apresenta uma diversidade grande de temas e de linguagem. Todavia, os romances e os contos de dois autores sobrepujam, sobremaneira, os dos outros autores brasileiros que fizeram literatura a partir dos anos 40 até hoje: Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

Apesar das profundas diferenças da obra de cada um, Guimarães Rosa e Clarice Lispector apresentam posturas comuns como a insubordinação aos processos romanescos de até então (não seguiram o romance regionalista, o urbano e o psicológico da época) e a constante pesquisa com a linguagem. Por essas razões, ambos são chamados de instrumentalistas, o que significa dizer que se preocupavam muito com o trabalho, isto é, com a melhor elaboração de seus respectivos textos. Além disso, há nesses dois escritores um interesse de universalizar o romance brasileiro, um procedimento bem claro na sondagem do mundo interior das personagens. A diferença mais evidente entre ambos é que em Guimarães Rosa existe ainda a manutenção do enredo com suspense, ao passo que em Clarice Lispector aparece o abandono claro do enredo referencial narrativo e o mergulho nas profundezas da alma de personagens isolados e problemáticos.

TERCEIRA FASE MODERNISTA (1945-1960)

POESIA- CARACTERÍSTICAS GERAIS

• RIGOR DA FORMA: neoparnasianismo (perfeição verbal)
• OBJETIVOS POÉTICOS DIFERENTES: estética formalista, poesia participante, tensões sociais.
• POEMA-PIADA: vulgaridade, exagero.
• PARTICIPAÇÃO SOCIAL

PRINCIPAIS AUTORES

1-JOÃO CABRAL DE MELO NETO: “poeta de simetrias” / objetividade / tendência surrealista / temática: a) Nordeste e seu povo; b) Espanha e suas paisagens.

2- FERREIRA GULLAR: poesia participante (problemas sociais)

CONCRETISMO (VANGUARDA POÉTICA)

• AUTORES INFLUENCIADORES: Oswald de Andrade (poemas radicais) e João Cabral de Melo Neto (linguagem econômica e objetiva)

CARACTERÍSTICAS

• ROMPIMENTO COM O DISCURSO TRADICIONAL

• DESINTEGRAÇÃO COM O VERSO: verbal (aspecto sintático e semântico) / oral (aspecto sonoro) / visual (aspecto gráfico)
Ex.:
beba coca cola
babe cola
beba coca
babe cola
caco
cola

CLOACA(Décio Pignatari)

PRINCIPAIS AUTORES

DÉCIO PIGNATARI; IRMÃOS AROLDO DE CAMPOS E AUGUSTO DE CAMPOS

FICÇÃO CARACTERÍSTICAS
• NARRATIVAS INTERIORIZADAS: fluxo da consciência.
• UTILIZAÇÃO DA PRIMEIRA PESSOA: narrador é a pessoa que confessa e o leitor é confidente.
• APROXIMAÇÃO DA PROSA COM A POESIA: lirismo na prosa (ritmo, rima, aliterações, neologismo, etc.)

PRINCIPAIS AUTORES
• CLARICE LISPECTOR: “Perto do coração selvagem” (1943) / interiorização do ser humano / revalorização das palavras (entrelinhas)
• GUIMARÃES ROSA: Sagarana (1946) e Grande sertão veredas (1956) / revalorização da linguagem (neologismo) / universalização do regional / particularidades da fala sertaneja.

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