segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


FUTEBOL: Paixão nacional

Por: Edson GAllo

O futebol é o
desporto coletivo mais praticado no mundo. É disputado num campo retangular por duas equipes, de onze jogadores em cada lado, que têm como objetivo colocar a bola dentro das balizas adversárias, o que é chamado de gol.
Este é o conceito dado pelos dicionários sobre futebol. Com certeza definição dada por quem nunca jogou futebol. O futebol não é esta coisa mecânica e racional que os dicionários tentam descrever.
O futebol é uma explosão de alegria.
Pois basta observar qualquer partida de futebol, em qualquer lugar do mundo. Aquela alegria, aquela gana na disputa de bolas, aquele palavrão, de quem voce jamais esperaria, aquele grito de goool... e voce logo se pergunta ?? O que move esses senhores, pacatos pais de famílias, empresários, funcionário públicos, trabalhadores a largar a razão, os problemas financeiros e familiares, jogar tudo para o alto por causa de uma bola.?
Ninguém explica o inexplicável. Quem nunca jogou bola é um ser incompleto. O futebol é a razão de viver dos apaixonados por bola.
O futebol é o devaneio dos jogadores... são 90 minutos de êxtase... são 90 minutos em que somos teletransportados para o mundo da glória... para o mundo da infância perdida... para o campo dos deuses olímpicos.
Um drible, uma jogada de corpo, um lance sensacional é bálsamo que cura qualquer doença do corpo ou do espírito.
Não procurem a mediocridade da razão, perguntado a nós, o que fazem 22 homens correndo atrás de uma bola, qual a graça nisso???
São 22 homens correndo atrás de um ideal, são 22 homens inebriados de paixão, são 22 homens com o coração na chuteira, são 22 homens em uma corrida cadenciada de desatino, loucura e muita paixão.
E estes 22 homens após o gol, após o lance sensacional, vão inebriar, contagiar os milhares que estão torcendo, assistindo e com eles vão sentir a mesma emoção como se estivessem dentro de campo.
Quando se joga futebol, o suor e as lágrimas são o arquétipo de todas as mazelas do dia a dia, pelos poros saem frustrações, derrotas, problemas e tudo isso vai se transformar em catarse. O homem anda muito mais leve depois de uma partida de futebol. Tanto o espírito como o corpo.
O gol é o clímax coletivo. A explosão orgástica do gol. O jogador correndo, o corpo inteiro arrepiado. A torcida vibrando gritando o seu nome. Não há glória maior. Milésimos de segundo que dinheiro nenhum jamais comprará. A glória. O Olimpo em segundos. Nelson Rodrigues, o fanático torcedor do Fluminense e o maior cronista esportiva do Brasil de todos os tempos, dizia : o futebol não é nada sem o delírio, sem o doce desatino da paixão. Vamos cantar o futebol.

Um comentário:

  1. É, torcida hoje só se for por futebol. A única ideologia que se sobresaiu. Rs...
    Infelizmente sou do tempo em que só se torce para times (futura guerrilheira frustrada).
    Ô deus...kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir